sexta-feira, 12 de março de 2010

Equipe Avatar

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Geraldo, Valença e Brenno

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Marcinho, Nader e Octavio - Sampaio Correia clássico!

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Ontem, saimos da casa do Nader, eu, Nader, Marcinho e Boi na intenção de decolar do Morin, em Petrópolis, já que o norte continuava soprando. Ao passar pelo pedágio da Linha Amarela vimos que o nortão estava comendo solto e decidimos mudar os planos desviando para Sampaio Correia.
Lá o vento estava de frente porém não tão forte quanto imaginávamos. Montamos rápido e fizemos o planejamento do voo. A condição desses dias tem estado tão boa que fomos abusados e colocamos como gol nos gps o Hotel Portobello, em Mangaratiba, a 147 kms!
Sabíamos que era uma meta difícil de ser cumprida, mas sonhar não custa nada.
Decolei, fui para o chão e na primeira termal salvadora deu para sentir a potência do dia. Tomei um "coice" para cima que me levou de uns 200 para 2300 metros rapidinho.

Saimos os três da base da nuvem ao mesmo tempo e começamos a pular de termal em termal vendo passar, Rio Bonito, Itaboraí, o fundo da baia de Guanabara e Magé até chegar na serra, conectando o voo de Sampaio ao voo de Petrópolis.

Nesse ponto o grupo se separou. O Nader ficou no vale de Santo Aleixo, eu, ganhei com o Marcinho sobre Piabetá, mas não tomei o mesmo rumo que ele, que optou por Nova Iguaçu. Eu foquei em Japeri e mirei para lá.
Não peguei nenhuma boa que me desse segurança para cruzar as matas do pé do Tinguá e resolvi pousar, mais uma vez, na fazenda do Universo em Desencanto.
O Marcinho continuou alto, passou por Nova Iguaçu, e foi pousar no Kite, na praia da Barra, conseguindo o feito inédito de circular por completo a baia de Guanabara numa asa delta.

Pois é, não chegamos à Mangaratiba, mas pousei feliz com mais um clássico dia de voo.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Glauco Cavalcanti - Petrô - Piratininga

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Vôo Petro – Niteroi (Praia de Piratininga) – 14/02/2010

Dia 14/02 foi um daqueles dias que junta sorte, inspiração e decisões acertadas. Decolei do parque São Vicente e tirei em direção a Guapimirin. Seguiram nesta rota Fiaes, Bique e Nader, enquanto Carlinhos e Marçinho optaram por jogar na direção da Barbatana (que fica a direita da rampa).

Nader tirou na frente enquanto eu, Bique e Fiaes seguimos surfando as cordilheiras do Morin. Para nossa surpresa encontramos a Equipe Avatar decolando do Morin juntando-se a nós neste magnífico vôo. O capitão da equipe Geraldão não perde uma!

Pouco antes de Guapi vi uma linha de convergência sendo formada em direção a Itaboraí. Tinha uma fogueira na esquerda que lançava fumaça para direita e uma outra fogueira na direita lançando fumaça para esquerda. Pensei: “vou surfar esta linha de convergência”. Dito e feito. Entrei em uma linha fantástica que me levou até Itaboraí. Para falar a verdade fiquei a direita de Itaboraí com a visão das praias de Niterói ao fundo. Queria chegar à praia, pousar na areia, pedir uma gelada e traçar aquela porção de camarão ou filezinho de peixe com molho tártaro. Mas para atingir o objetivo tinha que conectar com a condição do litoral. E para ser sincero, estava difícil. Um azul desanimador somado ao Nordeste que deitava as fogueiras.

No final do cloud street de Itaboraí estava em uma sinuca de bico. Não tinha muito a fazer. Resolvi esperar um pouco. Alguns minutos depois percebi uma nuvem se formando muito distante. Era o passaporte para a cervejinha na praia!! A condição estava distante mas pelos meus cálculos chegaria nela a baixa altura. Se tivesse sorte ganharia no local onde parecia mais promissor, do contrário era pouso na certa. Aí veio a sorte. Um daqueles momentos que Deus te diz: “Toma este presentinho meu filho. Seja feliz”. Quando cheguei ao local que era o gatilho térmico saiu um urubu na faca na minha altura birutando a térmica salvadora.

Fui subindo, subindo e coloquei 1.600mts. Decidi partir para as belíssimas praias de Niterói. O Nordestão foi me empurrando. Passei pela praia de Maricá, Itaquatiara, Lagoa de Itaipu e pousei na praia de Piratininga.

De Piratininga dá para ver o Pão de Açucar, Cristo e Pedra da Gávea. Estava do outro lado da poça comemorando um dos melhores vôos que já fiz no Estado do Rio de Janeiro.

Agradecimentos especiais ao Comandante Fiães e Carlinhos Niemeyer pelo resgate. Estavam na Casa do Alemão e foram parar em Piratininga. Obrigado aos dois que foram parceiros!

Bons vôos seguros a todos e obrigado Senhor pelo presentinho na hora do aperto,
Glauco Cavalcanti

Detalhes do voo: http://www.portaldovoo.com.br/leonardo/flight/516

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Glauco Cavalcanti - Porciúncula na veia!

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Dia 07 de Fevereiro foi meu aniversário e o melhor presente foi o telefonema do Konrad convidando para voar em Porciuncula na tentativa de quebrar o recorde Carioca. A família tinha outros planos, mas a condição ultra mega não deu escolha. Antecipei as festividades e à noite partimos rumo a Porci. Não me arrependi. Viagem fantástica com voo em Porci e no dia seguinte decolagem em Guidoval.

No primeiro dia voei 103km, decolando de Porciuncula e pousando em Argirita. Segundo Konrad este voo (Porci-Argirita) foi o recorde carioca que permaneceu por mais de uma década. No dia seguinte fomos a Guidoval onde o Konrad deu um mega voo de 163km e o Brenno voou 140km. Um luxo a condição!

A viagem foi alucinante e contou ainda com o Mauricio “The Blade” que deu show voando 70km nos dois dias. Está melhorando sua técnica e foi minha sombra nos primeiros quilômetros no voo de Porci. No segundo dia me deixou para trás. Está impossível o “The Blade”! Muito legal ver esta nova geração evoluindo com tanta vontade. O Brenno também está voando muito e fez seu melhor voo até hoje. Rompeu a barreira dos 100km. Parabéns Brenovisk!!

Agradecimentos especiais ao Konrad, Mauricio, Brenno, e finalmente, ao nosso querido resgate Angolano que se esforçou muito para resgatar quatro pilotos que teimavam em pousar cada um em um canto : )).

Bons vôos seguros a todos,
Glauco Cavalcanti

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Geraldo Nobre estrondante!!!!

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Nosso caríssimo piloto-mestre Geraldo Nobre, como sempre, não dá chance ao azar e a qualquer outro piloto no Rio XC.
Vendo que a condição ia arrendondar, se programou e passou uma semana só voando.
Resultado final da semana de farofa: cinco voaços! O menor de 161 pontos e o melhor de 216! Triângulos e idas e voltas, fazem parte do seu arsenal.
E a pergunta continua, quem vai conseguir encarar o Geraldino?

Voos do Geraldo na semana:

01/02 - 03/02 - 05/02 - 06/02 - 07/02

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Sampaio - Piratininga

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O primeiro dia do campeonato XC Programado já foi um sucesso.
Vários pilotos decolaram de Sampaio Correia hoje.
Erick, Zegala e Romeu pousados em Piratininga, Niteroi apos um passeio sobre Niteroi.

Fabio Nunes deve ter pousado em Niteroi ou seguiu.


Na foto, Zegala, Romeu e Erick pousados na praia de Piratininga maior mordomia.

Reporte do Erick Vils na lista AsadeltaRio

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Max Turiaco - 139 kms em Porciúncula!

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A temporada está bombando tudo! O piloto Max Turiaco estreou no Rio XC 2010 com um voaço decolando de Porciúncula. É o voo mais longo até agora: 139 kms!
Fez a ponte aérea Porciúncula - Sapucaia!

Detalhes do voo:
http://www.portaldovoo.com.br/leonardo/flight/411

Gilson - Melhor pontuação do Rio XC 2010

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"Não sei se alguém foi voar hoje nesse dia que parece estar sendo o melhor dia desta semana mágica.

Só sei que o Gilson fez ontem o seu primeiro voo solo do ano e já ESPARTIFOUUUUUUUU!!!!!

Não lembro de uma pontuação OLC tão grande como esta no Rio de Janeiro. Acho que é a maior pontuação no Rio XC de todos os tempos.

Assim a Equipe Avatar será avACHATADA !!!!


Detalhes do voo: http://www.portaldovoo.com.br/leonardo/flight/394

Abraços,
Giovani

PS: Aguardem, em breve uma nova equipe será anunciada"

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Ronaldo Penna inaugura a rampa norte de Japeri

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A rampa norte de Japeri já foi inaugurada. O Ronaldo Penna junto com Romildo, Alexandre Nunes e outros pilotos estão usando a nova rampa desde o dia dez de janeiro. Nesse dia o Ronaldo fez um voo muito bom até a Dutra.
A estrada ainda é apenas para carros 4x4 porque as chuvas não deram folga e o trabalho atrasou, mas em breve os melhoramentos vão ser feitos para que qualquer carro possa chegar lá.
Vejam o que o Alexandre Nunes colocou na lista AsadeltaRio sobre o local:


" João,
A rampa de Japeri está show! Na verdade agora são quatro rampas. O acesso as duas primeiras, So e SE está calçado, acredito eu que carros normais em bom estado consigam subir se não estiverem sobrecarregados.

A terceira rampa, de Leste, é estrada de chão sem complicação nenhuma.

Para chegar a rampa Norte aí sim é necessário um 4x4 , pois tem subida e descida e aí rola um esforço.

A mesma estrada serve as quatro rampas, o caminho é visual é da para fazer o percurso total numa boa meia hora.

Neste Domingo que passou nosso colega Ronaldo Chaveiro estreou a decolagem Norte, tá mais que aprovada. Apenas dois locais com um pouco de lama no último trecho da subida, galho fraco para um 4x4 .

Resagates acostumados com um pouco de off-road dão conta do recado.

To levando muita fé nesse pico de voo. Acho que muito breve não perderemos vento nenhum, desde que não façamos barcas para lá em períodos de muita chuva.

Até breve, Alexandre"


domingo, 17 de janeiro de 2010

Giovani Tagliari - "Comecei a temporada com o pé direito"

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Começou o Rio XC 2010 e os bons voos já estão aparecendo.

Giovani falando do voo de Sampaio Correia:

"Após um mês sem voar, fui premiado com um voo lindo em Sampaio. Comecei a temporada com o pé direito.
Na minha opinião, uma das melhores sensações do voo livre é poder decolar de uma rampa e ir voando até outra......."
A continuação você encontra no blog do Giovani.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Premiação Rotor

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A Rotor, tradicional fabricante brasileira de cintos e equipamentos de voo, está apoiando o Rio XC 2010 oferecendo como premiação Vales Rotor, que podem ser trocados por equipamentos ou ser parte de pagamento na compra de asas, cintos ou outros itens.

Para a categoria Open a premiação é de R$ 500,00 e na Intermediário de R$ 200,00, divididos da seguinte forma:

Categoria Open
Campeão - 250,00
2º lugar - 150,00
3º lugar - 100,00

Categoria Intermediário
Campeão - 100,00
2º lugar - 60,00
3º lugar - 40,00

Rotor Equipamentos, sempre apoiando o voo livre!

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Seja bem vindo ao Rio XC 2010!

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Mais um ano que chega, e com ele, a esperança de muitas felicidades.

Nós voadores, torcemos também por um ano de excelentes voos, com muitas térmicas, horas de voo e passeios na base das nuvens!

O Rio XC, competição aberta a pilotos de qualquer Estado e nacionalidade, entra o ano renovado, com algumas alterações em relação as três primeiras edições.



São elas:

* Primeiramente, a mais importante, a migração do site do XC Brasil para o Portal do Voo, mantendo o programa Leonardo como nossa base de dados. O programa funciona exatamente como o anterior, pontuando pelo OLC e valendo os seis melhores voos do ano. Para o piloto será necessário fazer o cadastro no Portal do Voo para iniciar a colocação dos seus voos.

* O valor da inscrição passa para R$ 50,00, ou R$ 40,00, com 20% de desconto para os afiliados do Instituto Decolar, e o piloto também fica, automáticamente, inscrito no XC Programado, que faz parte do Estadual do Rio de Janeiro. Ou seja, duas competições ao preço de uma. O pagamento será em depósito bancário, Itaú ou Unibanco, ou diretamente comigo.

* Este ano o resultado final do Rio XC não contará pontos para o Estadual do Rio de Janeiro.

* Outra novidade é que será aceito um voo, entre os seis melhores, com decolagem fora e pouso dentro do Estado do Rio. Mas para que este voo seja válido, o piloto terá que ter, obrigatóriamente, outros cinco voos decolando de rampas do Rio. Vamos experimentar esta nova opção e, ao final do ano, decidiremos por sua manutenção, ampliação ou eliminação. Como o foco do Rio XC é o voo no Estado do Rio, a escolha por apenas um voo decolando de fora é visando mantê-lo como Rio XC ao invés e se transformar num XC Sudeste.

* A última modificação se refere a competição por equipes, onde os times de 2009 deverão trocar pelo menos um piloto, mantendo a composição de um da categoria Open e um da categoria Intermediária na equipe.

Gostaria de aproveitar a ocasião para agradecer imensamente ao Durval Henke, que nos apresentou o XC Brasil, e que por três anos abrigou o Rio XC.

Ao Flavio Soares eu desejo muito sucesso no projeto do Portal do Voo e agradeço pela oportunidade que nos ofereceu.

Agora é torcer para o tempo nos ajudar para que possamos voar muito!

Obrigado à todos, bons voos em 2010!

Octavio.

Regulamento

O Rio XC é um campeonato que faz parte do Portal do Voo Leonardo.
É através da página do Portal do Voo que são colocados os voos dos pilotos e se encontram os resultados da competição.
Para participar do Rio XC o piloto deve se registrar no Portal do Voo, criando login e senha de acesso.
Os voos depois de colocados no Portal do Voo, serão transferidos para o Rio XC pelo administrador da competição.
Assim além de participar do Rio XC cada piloto também concorre na Liga do Porta do Voo.

O Rio XC 2010 segue as seguintes regras:

1- São válidos voos de asa delta realizados de qualquer rampa situada no Estado do Rio de Janeiro. Também é aceito um voo, entre os seis melhores, com decolagem fora do Estado do Rio, desde que o pouso seja dentro do Estado do Rio. Mas para que este voo seja válido, o piloto terá que ter, obrigatóriamente, outros cinco voos decolando de rampas do Rio de Janeiro. A competição vai de 1º de janeiro a 30 de novembro de 2010.

2- Qualquer piloto pode participar, não importando o Estado de origem ou país.

3- Existem duas categorias em disputa, a Open e a Intermediário.
Todos os pilotos participarão da categoria Open.
Na Intermediário participarão pilotos que preencham os mesmos critérios da categoria Intermediário do Super Race. Ou seja, pilotos nível 3 que não tenham experiência em campeonatos.
A comissão técnica do Super Race indicará os incluídos nesta categoria.

4- Os vôos devem ser enviados, no máximo, até quatorze (14) dias de sua realização, sendo que o prazo final será o dia 1º de dezembro (para vôos realizados entre 16 e 30/11/2010).

5- Os seis melhores vôos de cada piloto, no OLC, serão computados para o resultado final.

6- Em caso de empate, vencerá o piloto que tiver o maior voo.

7- O Rio XC de 2010 não valerá como uma prova do Super Race/Carioca de 2010, porém pilotos inscritos no Rio XC estarão, automáticamente, inscritos no XC Programado, que vale pontos para o Campeonato Carioca de 2010.

8- Não serão válidos voos que invadam espaços aéreos controlados, restritos, perigosos ou proibidos e o piloto que o fizer assume inteira responsabilidade dos riscos, isentando organizadores, patrocinadores e demais competidores de quaisquer ônus.

09- Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação geral da competição em conjunto com a comissão técnica.

Participe do Rio XC 2010

Para participar do Rio XC o piloto deve se inscrever no Portal do Voo, aqui ou através do link na coluna ao lado.
Depois de inscrito no Portal do Voo e feito o login, o piloto deve também editar o seu Perfil que se encontra na página de voos do Portal/Leonardo. Clique sobre a aba "Menu principal" e depois em "Meu perfil". Preencha ao menos seu nome, sobrenome e nacionalidade.
Depois de cadastrado no Portal do Voo, basta fazer o pagamento da inscrição do Rio XC para que seu nome seja incluido na competição através do administrador.
O valor da inscrição é de R$ 50,00, ou R$ 40,00, com 20% de desconto para os afiliados do Instituto Decolar, e o piloto também fica, automáticamente, inscrito no XC Programado, que faz parte do Estadual do Rio de Janeiro. Ou seja, duas competições ao preço de uma. A inscrição dá direito a uma camiseta da competição, espaço neste blog, para postar relatos e fotos dos seus vôos, além de muita emoção no ar!

O pagamento será por depósito bancário Itaú , ou diretamente comigo.

Os dados bancários estão abaixo:

Banco Itaú
Agência: 3820
Conta: 34792-4

Peço ao piloto, que após o pagamento, entre em contato para a confirmação pelo email ofiaes@ig.com.br ou pelo telefone (21) 9263-2634

domingo, 27 de dezembro de 2009

Como baixar o meu voo?

Quem usa gps, mas nunca transferiu o track (a rota) do seu vôo para um computador pode ficar pensando que isso é uma tarefa apenas para os experts em informática.
Realmente pode parecer num primeiro momento, usar um gps e baixar o track requer um pouco de conhecimento, mas nada tão absurdo que impeça um usuário normal de computador de fazê-lo.
Agora vou passar os pontos básicos para que você comece a passar os vôos do seu gps para o computador.

Gps e cabo:

Além do seu gps, você vai precisar de um cabo que vai transferir o track para o computador. Normalmente esse cabo vem junto ao gps quando ele é comprado de primeira mão. Mas se você comprou um usado e ele veio sem o cabo não tem problema. Existem vários comerciantes que vendem estes cabos, verifique apenas se o cabo é compatível com o modelo de gps que você usa.

Programa

Agora, que você já tem o gps e o cabo, você vai precisar de um programa que vai permitir a "conversa" entre o gps e o computador. Esse programa, além de fazer a transferência dos dados, vai mostrar para você o seu trajeto e muitas outras informações importantes do vôo.
Ao fazer a transferência gps/PC (computador) é criado um arquivo que deve ser salvo. É nesse arquivo que ficam armazenados todos os dados do seu vôo.
Esses arquivo têm várias denominações, ou terminações. Para o Rio XC o arquivo exigido é o de terminação igc. O arquivo igc é o arquivo aceito pelo OLC (Online Contest) e pela FAI para competições e homologação de recordes.
A maioria desses programas podem ser baixados da internet, uns grátis outros não. O importante é que ele seja um programa que salve o arquivo no formato igc.
Abaixo uma pequena lista com os programas mais usados e os links para que você possa fazer o download para seu computador.

MaxPunkte - grátis - formato igc

Gps Dump - grátis - formato igc

SeeYou - pago (14 dias de experiência com utilização restrita) - formato igc

CompeGps - pago - formato igc e trk

Alguns programas criam arquivos com terminações diferentes que depois devem, através de um outro programa, ser convertidos em igc. Por exemplo: o programa MapSource da Garmin cria um arquivo de terminação gdb

Instalando o programa e baixando os vôos:

Você agora tem tudo o que precisa, basta instalar o programa e começar a baixar os seus vôos.
Abaixo estão os links dos programas MaxPunkte e GpsDump que explicam o passo à passo de todo o processo. Os outros programas têm processos bem semelhantes.

Tutorial MaxPunkte

Tutorial GpsDump

Dúvidas:

Qualquer dúvida ou esclarecimento que precise entre em contato pelo email ofiaes@ig.com.br ou pelo telefone (21) 9263-2634.

Bons vôos,
Octavio Fiães

terça-feira, 1 de dezembro de 2009